Erro

Tamanho da fonte:

Projeto de Disseminação das Boas Práticas de Gestão - Liderança nas Escolas

Situação e Metas

O projeto disseminação das boas práticas de gestão tem a finalidade de oportunizar aos diretores escolares o aprofundamento dos conhecimentos quanto à liderança e organização do trabalho de todos que atuam no contexto educacional, tornando-os capazes de contribuir significativamente com a aprendizagem dos alunos, de modo que estejam capacitados a enfrentar os novos desafios que são apresentados.
Para tanto, faz-se necessário conhecer os desafios que a sociedade apresenta para as organizações e os cidadãos, bem como compreender os fundamentos, princípios, diretrizes, legislação e objetivos propostos à educação. Outro aspecto refere-se à organização do processo educacional nos diferentes níveis e modalidades de ensino para atender as novas demandas e também responder aos seguintes questionamentos:
• Qual o papel da escola e de seus profissionais segundo as proposições legais e as demandas sociais?
• Que princípios e diretrizes constituem uma escola efetiva?
• Quem são os alunos a quem a escola deve atender? Quais suas necessidades? Quais suas características pessoais e orientações para a vida?
• Quais suas necessidades educacionais e humanas, em relação ao seu estágio de desenvolvimento e seus desafios sociais?
• Em que condições aprendem melhor?
• Como se pode organizar a escola para oferecer ao aluno condições educacionais favoráveis para sua formação e aprendizagem efetiva?
A gestão escolar e suas dimensões e competências; o desenvolvimento e capacitação de educadores; o monitoramento; a avaliação escolar e o intercâmbio entre professores e alunos, são os principais aspectos do projeto.  Tem por objetivo fortalecer as lideranças educacionais para o desenvolvimento de competências que proporcionem a melhoria das dimensões de gestão e, por consequência, maior qualidade do processo ensino e aprendizagem.
Tem como meta a disseminação das boas práticas de gestão motivadas pelo projeto Liderança nas escolas, cujo foco é o desenvolvimento da gestão escolar orientada para a aprendizagem e o sucesso dos alunos.
As boas práticas de gestão estão fundamentadas nos seguintes procedimentos:

• Mudança de atitude dos diretores quanto a objetividade, transparência, utilização do tempo pessoal, acompanhamento do planejamento docente, ambientação das salas de aula e dos espaços educativos, efetivação da observação da sala de aula e feedback aos professores;
  • Utilização dos instrumentos de autoavaliação e da observação da sala de aula;
  • Percepção da necessidade da aproximação do diretor da escola para que haja mudança na prática docente em sala de aula;  Aprimoramento da prática de registro e sistematização do trabalho da escola;
  • Participação do diretor no planejamento docente, observação da sala de aula e feedback individual ao professor,  de forma sistematizada, buscando gerar impactos no trabalho pedagógico da sala de aula;
  • Manutenção do foco do projeto, ou seja, a liderança a serviço da melhoria do trabalho do professor e da aprendizagem dos alunos;
  • Aplicação de métodos de ensino com a finalidade de melhorar a qualidade das aulas e da aprendizagem dos alunos;
  • Monitoramento de todas as ações da escola para que gerem resultados positivos na aprendizagem dos alunos;
  • Conhecimento das dificuldades que os professores têm para planejar e executar, bem como do que os professores desenvolvem na sala de aula;
  • Segurança nos feedbacks do monitoramento da sala de aula;
  • Análise dos resultados da aprendizagem com intervenções concretas;
  • Descentralização e autonomia nas decisões tanto pedagógicas como administrativas.

A avaliação será contínua, por meio de monitoramento in loco e à distância, relatórios, instrumentos sistematizados, reuniões de troca de experiências, encontros e acompanhamento em ambiente virtual.

Vídeos em Destaque

Curta nossa página