MEC disponibiliza Manual Operacional de Educação Integral

Tamanho da fonte:

Manual_Mais Educação_2013

A diretoria de currículos da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC elaborou o Manual Operacional da Educação Integral para orientar os gestores e coordenadores das escolas sobre o funcionamento do programa.

Neste manual, a equipe pedagógica pode consultar sobre todos os pontos do Mais Educação – da legislação aos recursos destinados às escolas, da relação da escola com a comunidade à descrição da importância da música, da leitura, do esporte na formação humana.

Outras abordagens do Manual são: conjunto das atividades que a escola pode escolher de acordo com sua realidade, número de estudantes ou localização – na área urbana ou no campo; orientação sobre a exigência do acompanhamento pedagógico que se tornou obrigatório em 2013.

O acompanhamento pedagógico, segundo o coordenador de ações educacionais complementares da SEB, Leandro Fialho, tem peso importante no aprendizado, especialmente em língua portuguesa e matemática. O acompanhamento é o que já se chamou de reforço escolar e de dever de casa, explica Fialho.

O referido Manual já se encontra disponível para consulta e impressão e conta com 77 páginas. Da página 45 à 76, trata da composição dos kits que apoiam as atividades da jornada ampliada ou da educação integral e os recursos que a escola vai receber. Detalha a forma de adesão ao programa, as etapas de habilitação, a divisão de responsabilidades e tarefas das secretarias de educação de estados e municípios e das escolas, o número mínimo de horas diárias da jornada escolar e da jornada semanal.

Acesse aqui maiores informações sobre o Manual Operacional da Educação Integral.

Comentários (0)

500 caracteres restantes

Cancel or

Vídeos em Destaque



Vídeos em Destaque

Curta nossa página

Imagens do Mês