Artigos

Escola Estadual Onesina Bandeira realizou IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

Tamanho da fonte:

A Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema do Tocantins, tem realizado ações efetivas para se tornar uma Unidade Escolar que possua atitudes sustentáveis. As diferentes ações são voltadas para a temática da IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.

Os projetos/planos de ações foram norteados com base nos elementos Terra, Fogo, água e ar.
Para o plano de ação do elemento Terra foi desenvolvido o projeto “Óleo de Cozinha usado não é lixo” tendo como objetivo sensibilizar a comunidade miracemense da importância ecológica e econômica no reuso do óleo de cozinha. Esse trabalhado foi realizado por meio de parceria com o poder público municipal, apresentação do projeto em espaços públicos tais como: Universidade Federal do Tocantins (campus de Miracema do Tocantins), Diretoria Regional de Gestão e Formação, entrevistas, blitz ecológicas, oficinas envolvendo pais de aluno para produção de sabão.

Ao desenvolver o plano de ação com o elemento fogo a equipe escolar teve como objetivo conscientizar as comunidades dos bairros quanto a problemática da queima do lixo produzido nas residências. Esse trabalho foi realizado por meio da palestra do Sargento Araújo (Defesa Civil) na câmara municipal de Miracema com o tema riscos e problemas que ocorrem com as queimadas urbanas e rurais.

Com o plano de ação no elemento água a equipe buscou detectar ações de desperdício de água nas residências dos alunos, dos 6º anos do Ensino Fundamental da escola, no ano de 2013 e desenvolver atitudes no alunado que solucionem tais problemas. Já no plano de ação do elemento AR a proposta teve como objetivo sensibilizar quanto a necessidade de redução do desconforto térmico das salas de aulas do terceiro bloco da unidade de ensino.

Comentários (1)

500 caracteres restantes

Cancel or

• vanessa Barros
    Se vocês puderem, anexem um exemplar do plano de ação de uma das equipes pra nossos alunos terem ideia na hora de elaborar o deles. Agradeço muito.

Vídeos em Destaque

Curta nossa página